segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Troféu 'Manuel Jacinto Gonçalves' é instituído para premiar as grandes campeãs de Itanhandu

Troféu 'Manuel Jacinto Gonçalves' é instituído para premiar as grandes campeãs de Itanhandu

Um dos mais tradicionais criadores de bovinos da raça Holandesa no Brasil, Manuel Jacinto Gonçalves, da Fazenda Bocaina, em Itanhandu (MG), recebeu diversas homenagens recentemente por todo seu histórico com a raça. No Agroleite, foi lembrado pelos organizadores por todo seu trabalho desenvolvido para difundir a raça no Brasil. No sábado (23/08), durante a 47ª Expoitanhandu, "Sr. Manuel Boa Nata", como é carinhosamente chamado em função de seu antigo Laticínio Boa Nata, recebeu mais uma grande homenagem dos criadores da região do Sul de Minas e parceiros. Este ano foi instituído o "Troféu Manuel Jacinto Gonçalves" para premiar as grandes campeãs da exposição de Itanhandu, em uma parceria com o Feno Água Comprida, o Núcleo dos Criadores de Gado Holandes da Mantiqueira, o Sindicato dos Produtores Rurais, e as Associações Mineira e Brasileira. Sr. Manuel passa por problemas de saúde e está em tratamento médico no Rio de Janeiro.
O troféu ficará na sede do sindicato, em Itanhandu, e terá o nome de todas as grandes campeãs gravadas em sua base. O criador com conquistar três vezes consecutivas o título de grande campeã ou cinco vezes alternadas, terá a posse definitiva do troféu. Neste primeiro ano, quem teve a honra de receber o prêmio foi o criador de Juiz de Fora, Gilberto Carvalho Esteves, da Fazenda Água Doce, que fez a grande campeã justamente uma crioula do rebanho do Sr. Manuel, Bocaina Kingly Anita Carmelina, uma filha de Lajeante Kingly e Ecila Anita Pontiac.
O diretor comercial do Feno Água Comprida, José Carlos Trevelin, um dos idealizadores da homenagem, lembra que Manuel Jacinto foi o primeiro parceiro da empresa, em 1995. "Sr. Manuel é um ícone na pecuária leiteira nacional, sobretudo na criação de gado Holandês, e ajudou a formar a grande genética hoje disponível no Brasil", ressalta Zé Carlos. Manuel Jacinto é um dos pioneiros na importação de grandes campeãs dos Estados Unidos e Canadá, fato que ajudou a revolucionar as famílias da raça no Brasil, e precursor no melhoramento do manejo na criação e preparação de bezerras para se tornarem grandes vacas. Além de Zé Carlos, participaram da entrega do troféu representantes do núcleo, do sindicato o médico veterinário Jarbas Oliveira Junior e o gerente Luciano, ambos companheiros do Sr. Manuel no manejo da fazenda.

© Jornal Raízes Rurais





Nenhum comentário:

Postar um comentário